13/09/2017 às 08:36:00
Dia Nacional de Combate ao Fumo em Brejo Alegre

A Divisão Municipal de Saúde, através do Programa Agita Brejo Alegre, realizou no dia 18 de agosto de 2017, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), atividades de conscientização com os alunos do 1º ao 5º anos da E.M.E.F. José João Abdalla e alunos do 6º ano ao 3º Colegial da Escola Estadual Agostinho Grigoleto, nos períodos matutino, vespertino e noturno. As seguintes atividades foram desenvolvidas:

•EMEF JJ Abdalla: atividade preparatória com entrega de folders com informações gerais sobre o tabagismo e elaboração de cartazes sobre o tema na semana anterior ao evento. Palestras abordando a data comemorativa “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, apresentação de um modelo anatômico de pulmão e as consequências do fumo sobre o mesmo, além de abordagem dos perigos do consumo do tabaco (incluindo o narguile) e álcool. Atividade finalizada com a dinâmica do mito ou verdade envolvendo questões relativas às temáticas anteriores e premiação com copo personalizado do Programa Tabagismo. Tivemos a presença de 191 alunos.

•E. E. Agostinho Grigoleto: elaboração prévia de mural com a temática do evento. Palestras abordando a data comemorativa “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, além de abordagem dos perigos do consumo do tabaco (incluindo o narguile), álcool e outras drogas. Atividade finalizada com atividade interativa de perguntas e respostas envolvendo questões relativas às temáticas anteriores e premiação com copo personalizado do Programa Tabagismo. Na palestra do período noturno tivemos também a participação de membros do grupo de autoajuda Narcóticos Anônimos (NA) de Birigui, para relato de suas experiências, objetivando sensibilizar os presentes para prevenção à experimentação de drogas e importância da cessação para aqueles que já iniciaram o uso. Tivemos a presença de 321 alunos.

A equipe responsável pelo evento foi composta pela fisioterapeuta Andréa Castilho, farmacêutico João Antonio Palma e educadoras físicas Maristela Amoroso e Lilian Jacob. Tivemos também a colaboração dos profissionais integrantes das instituições parceiras.

Publicado: 13 de SETEMBRO de 2017
Combate ao Fumo em Brejo Alegre