12/09/2018 às 10:10:00
PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR ENCERRA 3° TURMA
A Divisão Municipal de Saúde de Brejo Alegre realizou, no dia 13 de julho de 2018, o encerramento da 3ª Turma do PTS. Tivemos a presença de 37 pessoas. As seguintes ações foram realizadas: -Tarde da beleza: as usuárias que participaram do PTS foram premiadas com escovas, manicure e maquiagem. As ações foram desenvolvidas por voluntários. -Encerramento: •Abertura do evento com exibição de retrospectiva das ações desenvolvidas no Projeto Terapêutico Singular. •Aplicação de dinâmica de integração. •Cerimônia de entrega de exemplares da revista BIS (Parceria Instituto de Saúde, COSEMS e Secretaria de Saúde do Estado de SP), onde foi feita a publicação de um estudo de caso da equipe do PTS; •Apresentação das participantes e equipes gestoras, com desfile e entrega dos certificados de participação no projeto; •Realização de homenagem e entrega de lembrança às usuárias que se destacaram nas atividades do projeto; •Oferecimento de um jantar, elaborado pelo Buffet Solange Santos, custeado pelo Programa Academia da Saúde Agita Brejo Alegre. •Evento finalizado com entrega de camisetas do Programa Agita Brejo Alegre às voluntárias da Tarde da Beleza e com agradecimentos à presença de participantes, parceiros, voluntários, equipe de saúde e gestores. O PTS é uma prática preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), implantada em 2015 no município, onde uma equipe multiprofissional (médico, dentista, auxiliar de saúde bucal, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, educadores físicos, farmacêutico, assistente social, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúdee representante do Centro de Referência em Assistência Social- CRAS), se reúne para discussão e acompanhamento daqueles pacientes que possuem dificuldades de melhora de suas condições de saúde com o tratamento convencional estabelecido até então. São realizadas avaliações e reavaliações das condições físicas, psicológicas, familiares e sociais, visitas domiciliares, atendimentos individuais, práticas corporais nos grupos do Programa Academia da Saúde Agita Brejo Alegre, participação no PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) e em cursos do CRAS, reuniões de equipe, reuniões com os participantes, contatos com outros serviços da Rede de Saúde, parcerias intersetoriais, além do evento de encerramento descrito acima.