Ir para conteúdo do site
Aessibilidade
Contraste
Aumentar/Diminuir contraste
A+
Aumentar tamanho da fonte
A-
Diminuir tamanho da fonte
Mapa
Ir para o mapa do site
Busca
Busca do site
Seta Topo
Ir para o topo do site
Seta Rodapé
Ir para o rodapé do site
Conteúdo
Ir para o conteúdo do site
 Previsão do Tempo 29ºC
14ºC

Ir para conteúdo

Prefeitura
Notícias
Principal   Notícias
 

08/10/2018 às 09:11:00
REPORTAGEM REVISTA BIS
Projeto Terapêutico Singular de Brejo Alegre tem artigo publicado no Boletim do Instituto de Saúde (BIS

Parte dos profissionais que compõem a equipe do Projeto Terapêutico Singular de Brejo Alegre, juntamente com o Diretor Municipal de Saúde, Washington Luiz dos Santos, estiveram presentes no 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado no período de 18 a 20 de abril de 2018, em Rio Claro, para participar da cerimônia oficial de divulgação do Boletim do Instituto de Saúde (BIS) 2017, onde foi publicado o artigo “Projeto Terapêutico Singular em um município do interior paulista: um estudo de caso”, relatando a experiência do primeiro grupo desenvolvido pela equipe. Esta publicação faz parte do prêmio David Capistrano, recebido em 2017.

A equipe do Projeto Terapêutico Singular (PTS) ficou extremamente emocionada com esta publicação científica, que veio reconhecer a qualidade do trabalho desenvolvido, sendo mais um fator motivador para manter este projeto pioneiro na região.

A coordenadora do Projeto, a fisioterapeuta Andréa Maria Castilho, esclarece que o mesmo faz parte das ações executadas pelo Programa Academia da Saúde Agita Brejo Alegre e seus parceiros intra e intersetoriais. Este tipo de projeto é uma prática preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), onde uma equipe multiprofissional pertencente à UBSF, Centro de Especialidades e Academia da Saúde (médico, dentista, auxiliar de saúde bucal, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, educadores físicos, farmacêutico, assistente social, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde), além de representante do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), se reúnem para discussão e acompanhamento daqueles usuários que possuem dificuldades de melhora de suas condições de saúde com o tratamento convencional estabelecido até então. Incluem pacientes com doenças como diabetes e hipertensão arterial descompensadas, obesidade, depressão, doenças cardíacas, respiratórias, neurológicas ou qualquer outra que esteja com dificuldade de controle e necessite de um acompanhamento mais intensivo. São realizadas avaliações e reavaliações das condições físicas, psicológicas, familiares e sociais, visitas domiciliares, atendimentos individuais, práticas corporais nas atividades disponibilizadas pelo Programa Agita Brejo Alegre, participação no grupo do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) em parceria com o CRAS, reuniões de equipe, reuniões com os participantes, contatos com outros serviços da Rede de Saúde e de parceiros intersetoriais, além de encerramento composto por tarde da beleza e jantar. A equipe já finalizou dois grupos e está se preparando para o encerramento da terceira turma.

 
 
 
 
Informativos da Prefeitura
Cadastre-se para receber informativos
Telefone Telefone
(18) 3646-8877
Endereço Endereço
Av: Pedro de Paula Castilho, n° 295
CEP: 16265-000
Atendimento Atendimento
Das 8h as 11:30h e das 12:30h as 17h.
© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados - Instar Internet
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.