08/10/2018 às 09:20:00
Dia Nacional de Combate ao Fumo/Brejo Alegre

No dia 30 de agosto de 2018, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), foram realizadas atividades de conscientização com os alunos do 1º ao 5º anos da E.M.E.F. José João Abdalla e alunos do 6º ano ao 3º Colegial da Escola Estadual Agostinho Grigoleto, nos períodos matutino, vespertino e noturno. As seguintes atividades foram desenvolvidas:

•EMEF JJ Abdalla: atividade preparatória com entrega de folders com informações gerais sobre o tabagismo e elaboração de cartazes sobre o tema na semana anterior ao evento. Realizamos então, dinâmica do mito ou verdade abordando a data comemorativa “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, consequências do fumo sobre a saúde, além de abordagem dos perigos do consumo de todas as formas de tabaco (incluindo o narguile) e álcool. Os 185 alunos participantes receberam um copo personalizado do Programa Tabagismo.

•E. E. Agostinho Grigoleto: elaboração prévia de mural com a temática do evento. Palestras interativas com dinâmica do mito ou verdade, abordando a data comemorativa “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, além de abordagem dos perigos do consumo do tabaco (incluindo o narguile), álcool e outras drogas. Atividade finalizada com demonstração prática dos efeitos do cigarro sobre o pulmão. Os alunos que participaram da dinâmica do mito ou verdade receberam um copo personalizado do Programa Tabagismo. Tivemos a presença de 320 alunos.

O evento foi organizado pela equipe de saúde do município e contou com a colaboração dos profissionais integrantes das instituições parceiras.

Andréa Maria Castilho

Coordenadora do Programa Tabagismo Brejo Alegre