28 MAI 2021
Curso Aquaponia

Produtores e trabalhadores rurais de Brejo Alegre participaram do curso sobre aquaponia, disponibilizado pelo SENAR-SP e SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste, em parceria com a prefeitura, através da Divisão de Agricultura e Meio Ambiente.

O que é Aquaponia?

Aquaponia é a produção de organismos aquáticos em conjunto com a produção de plantas sem uso de solo. O sistema aquapônico funciona na integração de animais aquáticos, criados em larga escala, cujos excrementos (fezes, gás carbônico, amônia) e resíduos (restos de ração, escamas, peixes mortos) servem de alimento para microrganismos (bactérias) que transformam esses recursos descartados em matéria orgânica e, consequentemente, em adubo para as plantas as quais podem ser cultivadas em diferentes modelos e estruturas.

A capacitação de multiplicadores mostra a Aquaponia como meio de ensino na produção do próprio alimento, promovendo bons hábitos alimentares, saúde e consciência a todos. do curso para os produtores e trabalhadores rurais, como opção de renda de maneira pratica e sustentável.

O objetivo foi promover o aprimoramento do manejo e os índices de produtividade e sustentabilidade de forma contínua.

Além de promover mais produtividade e otimização de recursos na propriedade, a aquaponia também se destaca pela sustentabilidade.

Os 15 participantes puderam aprender sobre o cultivo, na teoria e prática, e montaram uma estrutura modelo. O Curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo e instrutor do Senar-SP, Odenir Rossafa Garcia, em 3 dias.

Versão do Sistema: 3.1.0 - 07/06/2021