10 JUL 2021
Gestantes recebem kits maternidade
A Divisão Municipal de Saúde de Brejo Alegre organiza anulmente duas turmas de curso de gestantes objetivando trabalhar as principais dúvidas e angústias que aparecem durante essa fase da vida mulher, bem como prepará-la para os cuidados com seu bebê.
O formato original tem duração de 12 a 15 semanas, composto por encontros semanais, onde equipe multiprofissional (psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, enfermeira, técnica em enfermagem, dentista, farmacêutico, fonoaudióloga e profissional de educação física) compartilham informações sobre cuidados com o bebê, vacinas, teste do pezinho, amamentação, cuidados com a mama e com ganho de peso, introdução da alimentação complementar, postura e atividade física na gestação, shantala, apoio emocional, depressão pós-parto, vínculo mãe-bebê, tipos de parto, ansiedade, uso de medicamentos durante a gestação e saúde bucal da gestante e do bebê.
Neste período de pandemia, o curso vem sendo realizado no formato online, onde cada profissional realiza a gravação de vídeos informativos, solicita o envio de tarefas e disponibiliza orientações individuais virtuais ou presenciais. São oferecidas também, em parceria com o Programa Academia da Saúde, aulas semanais presenciais ou virtuais de Pilates para gestantes.
O último grupo trabalhado neste formato teve a participação ativa de 10 gestantes. O encerramento foi realizado no dia 29 de junho de 2021, no formato presencial, com as medidas de proteção e higiene necessárias, onde as gestantes realizaram uma vivência de pilates e receberam kits para seus bebês. Nesse kit a futura mamãe recebe: sabonete líquido, shampoo, condicionador, óleo hidratante, lenço umedecido, pomada, 1 porta caderneta para vacinas, receitas para introdução alimentar dos bebês, fralda descartável e toalha de banho.
As gestantes com interesse em participar das novas turmas deste curso, devem procurar sua agente comunitária de saúde ou a psicóloga do NASF-AB e coordenadora do curso, Paula Arantes.